domingo, 15 de abril de 2012

4

Gotas da Índia





Banheiro na Índia é o rei das (de)pendências: tem sempre alguma coisa faltando, ou onde não se imagina estar. Pelo menos para a gente que vem de fora. 

Papel higiênico é cultural, não há mesmo razão de ter: para que papel quando se tem um baldinho? Mesmo assim, qualquer birosca tem um rolo para vender: os mais precavidos levam um dentro da bolsa. Na falta, é só fazer diferente: as mãos têm infinitos dons. Nos banheiros públicos, em vez de vaso sanitário, um buraco no chão - é o indian style de deixar a vida fluir; nos hotéis, o western style tem o seu trono garantido. Muitas vezes a descarga vacila, fraqueja, falta pressão: basta ligar para a recepção. Uma hora alguém aparece para consertar, ou não. Aproveita e pede a toalha de banho. Chuveiro é fora do comum - nada de ficar escondido, encolhido no canto: seu lugar é de destaque, às vezes, no meio do banheiro, outras vezes, disputa o espaço com a pia ou a privada. Mais prático assim: pode se fazer tudo ao mesmo tempo. Box? Cortina? Que nada: banheiro é propício às monções – deixa a água inundar, quanto mais, melhor. Mais para fria do que quente: deve ser por recomendação ayurvédica. Na dúvida, um toque no recepcionista e um pouco de paciência, podem fazer a temperatura subir, devagarzinho. Seja como for, chuveiro é coisa de estrangeiro: dada a estatura média do indiano, uma torneira é mais do que suficiente. Ah... torneiras!... Como esquecê-las? Volta e meia tem uma fazendo plic ploc plic ploc... Delícia de barulhinho quando se quer dormir... 

Exagero? Sem dúvida: dando um pouco de desconto, a gente acerta na verdade. Para ser desmentido logo após, é claro: a gente não cansa de repetir que, na Índia, não há verdade que resista. Sobretudo, diante de certos refinamentos, para além da imaginação: que tal pétalas vermelhas, flutuantes, perfumadas, dispostas delicadamente em tigelinhas brancas, pousadas sobre o mictório? 

Realmente, a Índia não é feita para quem não gosta de surpresas.
 




4 comentários:

Anônimo disse...

Cláudio
O que mais me chamou a atenção foi a forma poética de como você descreveu os banheiros. Nunca tinha lido a descrição de um vaso sanitário (na Índia, ainda por cima) de maneira tão agradável.
Há muito de preconceito na forma como as pessoas descrevem as vicissitudes na Índia. Não veem que um olhar carinhoso, muda completamente o retrato que fazemos de um país.

Anônimo disse...

Indian Style From INDIAN RAILWAYS.. :)

Rennie disse...

What a perfect description! These photos take me back to when I spent a year in Thailand, another place where beauty can be found everywhere. I love the flower petals, such a delicate, thoughtful touch. I am considering this refinement for Aratinga!

dani cor de rosa disse...

Nossa, fotos incríveis! Amei as pétalas vermelhas no mictório. Que luxo! Ainda mais considerando-se que é indiano. Uau! E o texto, melhor ainda. Sim, chuveiro pra que se eles tomam banho agachado ao lado da torneirinha, canequinha, balde, tanque? Observação da mais pertinente.