sexta-feira, 30 de março de 2012

2

Lições à mesa indiana (14)



Lição 14:

Uma lição crucial: a higiene. Na Índia, para quem viaja por muito tempo, é impossível ficar cheio de dedos, melhor ainda não tê-los, senão acaba morrendo, cheio de dedo e fome. O que se costuma chamar de higiene, não é o forte daqui: ponto final. Não é preciso perder tempo epilogando sobre isso: chover no molhado para quê? Vale a lição de nossa guia cor-de-rosa: “Se vocês sentirem que é para comer, vocês comem, se sentirem que é para beber, vocês bebem... Sentiu? Vai lá e toma! Entrega para Ganesha”. Certíssimo: na Índia tem que ser assim mesmo. Na maioria dos restaurantes, se a gente for primeiro ao banheiro e, se calhar, no meio do caminho, der uma espiadela na cozinha, perde o apetite. Para minimizar riscos, fazer o pedido antes pode ser astucioso: no caso de perder a fome depois, a comida já foi pedida. E sejamos realistas: um naan quentinho e uma cumbuca de arroz basmati sobre a mesa, são suficientes para reabrir qualquer apetite. Até os mais enjoados.

Proteção dos deuses à parte, precaução nunca é demais. Lavar as mãos também não. Claro que não é possível viajar com uma torneira do lado, até porque na Índia, a água vem mais facilmente do poço. Fazer o quê? Um francês companheiro de voo, ao despedir-se de nós, tirou do bolso um pequeno frasco e fez-nos dom benfazejo:

- Tenez, c’est pour vous...vous en aurez besoin.

Precisar? A gente só não fazia ideia do quanto: um líquido purificador de mãos, de fabricação indiana, cujo perfume e refrescância são tão deliciosos, que toda vez que o utilizamos, não resistimos em pousar a palma das mãos sobre rosto, nem que seja por alguns segundos: dá quase para levitar. Vende-se em qualquer farmácia. No rótulo vem escrito: mata 99.9% dos germes: 0.1% a gente entrega fácil para o Ganesha. É de grande valia: antes de levar qualquer coisa à boca, que tal uma purificaçãozinha? Ritual dos mais elevados: a Índia nos conclama à purificação, especialmente após o manuseio das notas de menor valor – dez, vinte, cinquenta rúpias – enegrecidas de sebo, parecendo se desintegrar. Na confusão da bagagem em Chennai, acabamos perdendo o francês de vista, sem pegar seu contato. Somos-lhe tão gratos que, na impossibilidade de fazê-lo diretamente, prestamos-lhe aqui homenagem, divulgando o nome e a marca do produto: Pure Hands (Herbal Hand Sanitizer, Himalaya). O que parecera ser apenas um mimo fresco e perfumado do francês, acabou virando uma companhia indispensável: a gente não dá um só passo na Índia sem o Himalaya dentro do bolso.

O melhor de tudo, acredite quem quiser: flora e fauna intestinais na mais perfeita harmonia.

E a Índia toda em nossas mãos - com seus milhares de deuses e germes - do jeito que ela é.

Lava louças no hotel em Khajuraho


Purificador de mãos: companhia indispensável



2 comentários:

Rohit disse...

A pessoa que o francês era de um grande conselho.
Não se pode confinar-se ao seu quarto de hotel ou lugar do amigo, se quer realmente descobrir um verdadeiro charme de um país. Tanto quanto o alimento tentador está preocupado, eu concordo totalmente, se quer esquecer a higiene. Para mim não deve ser, pelo menos, ser determinado limiar ou decoro de tolerância de higiene ..

Na Índia, há um certo tipo de lanche chamado "chaat" que normalmente é saboreado nas ruas e lugares pequenos. Não importa o quê, todo mundo come os lanches picante nas ruas, mergulhando suas próprias mãos nos líquidos.

Como sempre, brosky Eu admiro você para tocar todos os contextos da sua jornada com essas experiências vivas quase levando o leitor a esse momento que você deve ter experimentado.
Se alguém está viajando para um país diverso como a Índia, um tem que jogar um joguinho com seus padrões de consciência de higiene ..

Mas acredite em mim, no final tudo surge bem .. Nossos pais nos dizem para não comer fora, mas cada criança na Índia faz isso, desobedecer seus pais e depois foge para saborear os gostos que são todos exibidos em diferentes formas na rua e os redutos de alimentos pequenos que são realmente irresistíveis. Pode ser depois da escola ou com os amigos .. Basta trabalhar em sua imunidade e os nossos deuses cuidar dela. Rssssss ..

Eu diria que "lavar, comer, fazer compras, desfrutar e celebrar" .. regra simples, irá mantê-lo sempre feliz durante a sua viagem ..

Obrigado por compartilhar toda a informação maravilhosa com todos os leitores ...


Abraços!!

Anônimo disse...

Ri às gargalhadas !
Certo que se um dia eu for pra India nunca vou esquecer o tal do Pure Hands Himalaya !
Junto com umas preces a Ganesha...
Maravilhosos mesmo esses detalhes do quotidiano que afinal não são...
Marie-Christine